Dê-me um apoio (centro) num piscar de olhos me transformo em um compasso giro 90º, 180º, 270º, 360º graus volta completa na circunferência chamada vida .

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Polígonos Semelhantes

Polígonos são regiões planas fechadas, constituídas de lados, vértices e ângulos. Dizemos que dois polígonos são semelhantes quando eles possuem o mesmo número de lados e se adéquam às seguintes condições:

 Ângulos iguais.
 Lados correspondentes proporcionais.
 Possuem razão de semelhança igual entre dois lados correspondentes.

Durante a razão de semelhança podemos observar as seguintes situações:

 Ampliação: razão entre os lados correspondentes maior que 1.
 Redução: razão entre os lados correspondentes menor que 1.

Os pentágonos a seguir são semelhantes, observe as relações:







Ângulos
A = A’
B = B’
C = C’
D = D’
E = E’

Lados
AB = A’B’
BC = B’C’
CD = C’D’
DE = D’E’
EA = E’A’

Razão entre os lados

AB / A’B’ = BC / B’C’ = CD / C’D’ = DE / D’E’ = EA / E’A’


A semelhança entre figuras possuem diversas aplicabilidades no cotidiano, como na elaboração de maquetes, ampliação de fotos, medições de distância (teorema de Tales) entre outras questões envolvendo proporcionalidade na Geometria.


Exemplo

Determine o valor da medida x, sabendo que os trapézios a seguir são semelhantes.


Precisamos descobrir qual a razão entre os segmentos proporcionais correspondentes.

7,5 / 3 = 2,5 e 5 / 2 = 2,5

O coeficiente de ampliação dos trapézios equivale à constante k = 2,5. Então:

x / 5 = 2,5
x = 2,5 * 5
x = 12,5

O valor de x corresponde a 12,5 unidades.

Para conseguir resolver esse assunto, você precisa saber de alguns assuntos antigos (pré-requisitos), mas não se preocupe que eu lhe digo os assuntos que você precisa saber, são eles:
Equação do 1º e 2º grau
Adição e subtração com números inteiros
Radiciação
Obs: Se você tiver alguma dúvida nesse ou em outro assunto deste blog, postem nos comentários.

5 comentários:

  1. eunao gosto de matematica ams entendo muito do assunto tenho uma prova amanha da matematica e eu sou dessas que so estuda na ultima hora fasso o 1 ano do ensino medio e tenho 13 anos é bem complicado pra mim seu site me ajudou muito valeu e nao desanime continue tentando e melhorando o site que um dia muita gente ainda vai entrar nesse site tenha fe

    ResponderExcluir
  2. nao vou te seguir pq nao posso nao tenho conta mas se vc quiser me enviar alguma coisa de matematica ou outra pode enviar meu e-mail é cinderela.2011@live.com

    ResponderExcluir
  3. ooi sou eu de novo meu nome nao é esse mas pra vc saber que sou eu meu nome de mentirinha vai ser 1305 foi eu que mandei aquelas outras duas mensagens

    ResponderExcluir
  4. oi queria dizer mais uma coisa eu moro em fortaleza e gosto de ir ao cinema se quiser me convidar eu aceito se nao, nao tem problema mas vamos conversar que vc acha?
    ass:1305

    ResponderExcluir
  5. eu adorei esse blog mas ele passa uma imagem meio sombria sabe mudem essa cor coloquem uma cor mais viva desenhos assim fica mais bonito e legal assim vai dar vontade de vir aqui mas veses
    ass:1305

    ResponderExcluir